Edição: 1ª/4ª REIMPRESSÃO | Editora: COMPANHIA DAS LETRAS | ISBN:85-359-0013-6 | Ano: 2000 | Páginas: 266
Sinopse: Onze anos depois da publicação de Relato de um certo Oriente, Milton Hatoum retoma os temas do drama familiar e da casa que se desfaz. Dois irmãos é a história de como se constroem as relações de identidade e diferença numa família em crise. O enredo desta vez tem como centro a história de dois irmãos gêmeos - Yaqub e Omar - e suas relações com a mãe, o pai, a irmã e a empregada.
O lugar da família se estende ao espaço de Manaus, o porto à margem do rio Negro: a cidade e o rio, metáforas das ruínas e da passagem do tempo, acompanham o andamento do drama familiar.
 

Nota: 5/5 
Conheci à escrita de Milton Hatoum por indicação de um amigo que sempre recomendava a leitura das obras dele. De tanto ouvi-lo falar tão bem dos livros que outrora ele havia lido do escritor, que não resisti e tive que comprar para conhecer. Pesquisando sobre o autor, descobri que o mesmo era da minha cidade. E que orgulho, gente! Esse autor tem uma escrita incrível! Dizer que o autor escreve bem é pouco! Eu sei que “Dois Irmãos” é o primeiro livro dele que leio, mas gozar o gosto de suas palavras me causou a ânsia precisa de quero mais. E pra mim isso é um fator determinante de qualidade.

Quando acabei de ler seu belíssimo romance “Dois Irmãos”, publicado pela Editora Companhia das Letras, encontre-me em júbilo com a qualidade da obra. Esse é o tipo de livro que nos invadem de uma forma diferente, nos mostra e diz muita coisa. Desde as primeiras páginas do enredo fiquei enlaçada com a história, querendo saber mais e mais sobre. O poder da escrita do Milton é indescritível! É rica em detalhes, mas não enfadonha. Surpreendentemente envolvente o autor nos faz mergulhar no prazer de uma excelente narrativa. 

Você se lembra da história de Pedro e Paulo do romance de Machado de Assis? Não?! Então tente se lembra da história bíblica de Esaú e Jacó. Lembrou? Essa com certeza você deve lembrar. Esaú e Jacó, irmãos gêmeos que iniciaram sua história de animosidade entre si desde o ventre de sua mãe, perdurando depois do nascimento. O romance “Dois Irmãos” segue essa mesma linha de tema, um conflito entre dois irmãos gêmeos, de personalidades totalmente opostas. Omar e Yaqub, filhos de imigrantes libaneses que vivem em Manaus. Quando tinham por volta de 13 anos se desentenderam, o que sucedeu num ferimento causado por Omar, que deixou marcas enraizadas no corpo e na alma de Yaqub. Depois desse acontecido, Yaqub foi enviado para o Líbano e regressou após 5 (cinco) anos. Quando retornou veio ressentido, injustiçado e se sentindo um estrangeiro. Esse ressentimento mudou totalmente sua relação com seu o irmão e sua mãe.

Toda narrativa do livro se passa na cidade de Manaus na primeira metade do século XX, beirando o começo da opressão nos anos 60, no qual o progresso militar passa a apoderar Manaus. Aliás, a capital do Amazonas no romance é uma forte personagem. O escritor consegue apresentar Manaus com uma graciosidade e requinte singular, que foge à idealização na qual, qualquer pessoa de fora da cidade possa pensar sobre. Manaus é retratada quase sempre mais adiante das suas superfícies; nas suas fissuras, povoados, travessas, praças, rios... Descrita na vida dos seus moradores e nas transformações que todo progresso desordenado acarreta às amplas cidades. O autor nos apresentar este cenário no livro casado com o percurso de imigrantes árabes. Sendo exata o enredo trará um drama familiar de um desses imigrantes.

Na narrativa conhecemos Galib, imigrante árabe, trabalha com sua filha Zana em seu restaurante no centro da cidade de Manaus. Halim (outro imigrante) que sempre almoça nesse restaurante, se encanta por Zana. Logo depois Zana se casa com Halim, e da família que os dois irão formar nasce os gêmeos Yaqub e Omar, personagens centrais do romance. Em seguida também nasce Rânia, a filha mais nova do casal. No decorrer da narrativa além desses personagens também conhecemos Domingas, empregada da família que possui etnia indígena, e o narrador, este que permito ao leitor descobrir por si mesmo na elaboração temporal que cada página promoverá.
 

A narração da história é algo interessante. Ocorre que passamos determinado tempo da leitura sem ter noção de quem está narrando tudo. É aos poucos que vamos descobrindo a identidade do relator. Existe uma indagação por trás disso tudo que nos mantém na expectativa até o termino da obra. Outro ponto que prende e chama atenção no livro é o fato do texto ser totalmente descrito de forma diacrônica e não sequencial. Em outras palavras, o texto não segue uma linha exata conseguinte de tempo. 

Milton conseguiu produzir um enredo em que “o narrar uma história” é cercado por detalhes poéticos. A trama elabora substancialmente a contenda fraternal, porém, a mesma está enrolada por várias abstrações. O autor percorre um caminho na sua história em que os desígnios se mostram sem que exista uma precisão de dissipá-los. Os relatos não fluem na narrativa de maneira que devam-se apontar soluções. Ficam lacunas abertas, porém não existe insuficiência. Permanecem expectativas e não certezas.

Dois Irmãos” é um romance tocante e comovente, que remete a algo muito frequente, que pode estar existente na vida de qualquer pessoa: o conflito familiar. A narrativa do livro mostra como uma rivalidade fraternal pode arremeter toda uma família. O livro é um misto de emoções. O autor escreve de maneira tão aprazível, as personalidades de seus personagens são tão naturais e agradáveis. Os cenários que pinta são tão encantadores e a narrativa que disserta te enlaça da maneira que você quer chegar ao final logo e ao mesmo tempo não quer. Existem vários temas abordados no transcorrer da história, alguns são tão tênues que você precisa repensar para saber se é mesmo aquilo. Milton Hatoum brinca com as gradações, mas ao mesmo tempo trata tudo com a sisudez que demanda.

Enfim, esse livro é daqueles que marcam. Existe uma partição de sentidos, se por um lado sua descrição é intensamente consolidada de atenção, por outro sente-se uma ânsia de fechar o livro para refletir e conseguir apanhar toda a afeição que está sendo transmitida. Romance mais do que recomendado! Um livro excelente, de punho nacional, surpreendentemente rico e bem construído. Leia! Vale muito a leitura!
  
Recentemente foi lançado pela  Quadrinhos na Cia., linha de quadrinhos da Companhia das Letras a adaptação para HQ do romance Dois Irmãos. O álbum foi produzido em conjunto pelos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá após o premiado Daytripper – vencedor do Eisner Award, Havey Award e Eagle Award – e chegou nas livrarias brasileiras em março deste ano. Certamente, uma leitura indispensável para todos os fãs de boa literatura e quadrinhos. 
Lembrando que o HQ "Dois Irmãos" também já está programado para ser publicado nos Estados Unidos, pela editora Dark Horse. Batizada com o título Two Brothers, o lançamento acontecerá no  mês de outubro de 2015.

P.S. O romance também vai virar minissérie na TV Globo. O ator Cauã Raymond fará o papel dos irmãos, espero de verdade que saia coisa boa, estilo “Capitu” (amei essa minissérie, achei bem feita). O bom é que o autor está auxiliando nas gravações, então talvez realmente venha coisa boa por aí! Bem, gente! Com todas essas novidades não dá pra ficar sem ler essa história incrível! O essencial é que antes da estreia da minissérie todos leiam o livro para ficarem ambientado com os acontecimentos. Então, corre lá na livraria! Recomendo muito a leitura! Entrou na minha lista de melhores livros lidos esse ano!   

Quotes do livro: 

"No mercado Municipal, escolhia uma pescada, um Tucunaré ou um Matrinxã, recheava-o com farafa e azeitonas, assava-o no forno de lenha e servia-o com molho de gergelim". Pag. 47

“Naquela época, tentei, em vão, escrever outras linhas. Mas as palavras parecem esperar a morte e o esquecimento. Permanecem soterradas, petrificadas, em estado latente, para depois, em lenta combustão, acenderem em nós o desejo de contar passagens que o tempo dissipou. E o tempo, que nos faz esquecer, também é cúmplice delas. Só o tempo transforma nossos sentimentos em palavras mais verdadeiras”. Pág. 244

"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmo". Pag. 264 

Sobre o autor
Descendente de libaneses, ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade da Califórnia em Berkeley. Escreveu Cinco obras: Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos, Cinzas do Norte (esse último vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura e todos os três primeiros ganhadores do Prêmio Jabuti de melhor romance), Órfãos do Eldorado e A Cidade Ilhada. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, incluindo Itália, Estados Unidos, França e Espanha. “Dois Irmãos” foi publicado em 2000, é o segundo livro do autor. Apesar de todos serem muito bem premiados, mas o que realmente se destaca por ter premiações internacionais é “Cinzas do Norte”.
Hatoum é conhecido por misturar experiência e lembranças pessoais com o contexto sócio-cultural da Amazônia e do Oriente. 

"Porto de lenha, tu nunca serás Liverpool!"


15 Comentários

  1. Que maravilha! Acabei de fazer download
    Preciso ler com urgência, adorei a resenha. Eu não conhecia o autor, essa mania torpe de ler literatura estrangeira nos afasta do bom que nós temos, assisti alguns vídeos de resennha desse livro.. Excelente!!!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Acabei de fazer download
    Preciso ler com urgência, adorei a resenha. Eu não conhecia o autor, essa mania torpe de ler literatura estrangeira nos afasta do bom que nós temos, assisti alguns vídeos de resennha desse livro.. Excelente!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei sua resenha, mas confesso que não seria uma leitura que faria no momento. Estou para tramas mais leves e divertidas ultimamente. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. não sabia que havia o livro, pois só tinha visto a respeito do quadrinhos dos irmãos Moon/Bá, que me encantaram com Daytripper... <3
    então, certamente vou querer ler o livro, ainda mais com essa trama incrível... A C. das Letras sempre se supera com essas capas lindas pqp *-*
    anotado na lista de leituras ^^

    ResponderExcluir
  5. Nossa Radi, que resenha incrível! Fiquei bem curiosa sobre o livro, apesar de não ser muito meu estilo. Acho que prefiro acompanhar quando virar seriado...

    Beijos
    @dicadeleitora
    http://dicadeleit0ra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor!
    Que resenha maravilhosa. Eu adorei. Eu não conhecia a obra, mas já ouvi falar (e até peguei em mãos) a adaptação em quadrinhos. Gostei muito, mas não faz o meu estilo. Saber que era baseado em um romance nacional, tão bem construído, me deixou animada para lê-lo. Gostei muito da sua opinião e me atraiu a atenção. Com certeza, quero prestigiar o talento desse autor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    O livro me atraiu por dois aspectos: se passar em Manaus e a sua nota. Espero ler o livro e acompanhar o seriado :3

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Conhecia o livro por uma indicação do meu professor de literatura, mas confesso que não tinha muito interesse pela história. Saber que a narrativa é detalhada, sem ser cansativa, me deixou curiosa. Vou tentar ler!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Radi! Tudo bem?
    Acompanhei essa publicação nova em HQ e não sabia que já havia sido publicado anteriormente. Que incrível. Esse livro parece ser bem especial. Adorei sua resenha e espero ter a oportunidade de lê-lo. Ah, essa sensação de "ler um autor" pela primeira vez e se apaixonar pela escrita ... é incrível! Tenho experimentado bastante disso ultimamente.

    Um super beijo.
    Luana
    http://www.psicoseliteraria.com/

    ResponderExcluir
  10. Oii,
    Não conhecia o livro mas adorei a sua resenha, vou procurar mais sobre.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Parabéns pela resenha, ficou muito bacana. Porém, não é uma leitura que me cativa para o momento, quem sabe futuramente... Acho que é questão de fase, mas no momento, não estou curtindo muito leituras desse gênero.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro mas ele tem uma premissa bem interessante, eu tenho muita vontade de o ler, mas no momento acho que ela não iria cair bem, eu estou em momento de ler romances rsrs

    ResponderExcluir
  13. Oie!!!
    Que resenha! acho que li poucas vezes uma resenha tão completa assim, fiquei extremamente curiosa com o livro, o autor conseguiu nos trazer alguns pontos de vista que sinceramente acho que nunca vi por ai, como o fato da família ser de libaneses.. vou procura-lo nesse instante ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oieee, tudo bem, adorei sua resenha, mais uma vez sua resenha está completa e aborda todos os pontos da obra, achei a capa do livro bem fofa e aconchegante mas o livro em si não chamou minha atenção, infelizmente livros deste tipo não fazem o meu estilo rsrs, mesmo assim muito obrigado pela dica, Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Oiee.

    Gostei muito da resenha, no entanto, não é aquele livros que desperta muita atenção e por isso não vou chegar a ler

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir