Oi, gente! Tudo bem com vocês?! O Prosa-Curiosa foi marcado pela querida Luana  (Psicose Literária) para responder à TAG Liebster Award.
A TAG consiste em escrever 11 fatos sobre mim; responder 11 perguntas criadas pelo blog que fez a indicação; indicar de 11 a 20 blogs para também  responder a Tag;  fazer 11 perguntas para os blogs indicados; inserir o selo Liebster Award no post e linkar o blog que fez  a indicação da TAG.

11 fatos sobre mim: 

1. Minha alma mudou seu lar no dia 15/08/2006;
2. Adoro o céu (nascer e pôr do sol, nuvens, chuva, tudo que vem ou está relacionado, ando sempre olhando pra cima);
3. Sou a bagunça em forma de gente;
4. Sou desastrada e muito indecisa;
5. Fico muito nervosa e falo muito rápido quando tenho que falar em público (mas o nervosismo é só no primeiro momento, depois que meu coração vai desacelerando, começo a falar e não paro mais);
6. Toco teclado, arranho violão e gosto de cantar (musica é vida pra mim);
7. Sou extremamente perfeccionista;
8. Amo fotografia;
9. Sou formada em Administração;
10. Sou muita agradecida a Deus por tudo em minha vida (tudo que tenho e sou devo a Ele).;
11. Sou apaixonada pela natureza (natureza no geral, verde, flores,  animais).

Perguntas feitas pela Luana, do Psicose Literária: 

1. Quantos livros você tem? 


Em média uns quinhentos e pouco. Confesso que sou um ciúme só com eles. Não gosto de emprestar. Nem de marcá-los. Tenho tanto cuidado que até quando vou lê-los abro bem pouco para não prejudicar o miolo. E tenho a mania de ficar cheirando-os. 

2. Alguém te incentivou a ler?  Quem? 

Sim. Além do exemplo da minha mãe e irmã mais velha, tive muito incentivo na escola onde estudei quando criança. Lá eles faziam concurso de leitura e feira literária. Para a feira, os livros eram criados pelo próprios alunos. E haviam as premiações: medalhas para primeiro, segundo e terceiro lugar em serie individual; troféus para primeiro, segundo e terceiro lugar em níveis gerais (primário, fundamental, médio). Teve um ano que eles publicaram o livro dos primeiros lugares dos níveis gerais.
P.S. Na terceira série em ganhei as premiações: primeiro lugar na sala e segundo lugar no geral. =) 

3. Qual o pior livro que já leu ou que menos te cativou? 

Recentemente li um livro que foi descoberta literária para mim chamado Love Story - Uma historia de amor. Não sei se vocês o conhecem, mas o filme derivado dele é considerado um clássico romance. Minha mãe romântica ama muito esse filme. Descobri o livro e resolvi lê-lo, mas infelizmente não me cativou muito. Apesar de amar a frase marcante que vem dele "Amar é nunca ter que pedir perdão". Por incrível que pareça o filme me pareceu melhor que o livro. 

4. De que maneira você acha que a leitura muda a vida das pessoas? 

Conhecimento é poder, já diz a famosa expressão. Acredito que livros e educação mudam vidas, e são nossa aposta para um mundo melhor porque por meio da leitura a gente pode se conhecer melhor. A leitura nos abre um horizonte de possibilidades. Ela é como uma luz em meio a escuridão. Quantas pessoas que poderiam ir para o mundo do crime, mas mesmo em meio ao caos adquiriram o amor pela leitura, e isso deu a elas a força necessária para escolherem um bom caminho na vida. Poderia citar aqui infinitos exemplos. Escolhi falar sobre o cineasta Critiano Burlan. Nascido em lar desestruturado, vida difícil, mas por meio de muita influência de um amigo de infância, aliás o único que sobreviveu (todos os outros foram para vida do crime e morreram logo), adquiriu o amor pela leitura e isso mudou sua vida. 
O cineasta contou em uma entrevista para professor emérito da ECA-USP, Jean-Claude Bernardet, que tinha poucos livros em casa, a maioria gibi, pois sua mãe era viciada em lê-los no banheiro. E esses foram os mesmo que ele mais lia a princípio, mas logo depois seu amigo começou a lhe emprestar outros livros. Primeiro livros bobos e depois os grandes clássicos da literatura. Ele conta que a leitura o afavaga um pouco no meio de tanta violência, tristeza e solidão, e que ela foi como uma abrigo, uma maneira de sair daquele lugar. Também o que ajudou na escolha de sua profissão. "Lia o tempo todo, em casa, no ônibus – desenvolvi uma técnica para ler em pé, esmagado no ônibus, não sei como não descolei a retina! Porque na época em que morava no Capão Redondo (periferia paulista), o transporte era pior do que hoje – demorava duas, três horas para ir de casa ao Centro, para o trabalho".
Hoje Cristiano é diretor de cinema e teatro. Tendo em sua filmografia mais de 15 filmes, entre ficções e documentários. É professor  (e ex-aluno) da Academia Internacional de Cinema – AIC. A maior parte de sua filmografia participou de importantes Festivais, como o Festival de Havana, de Málaga, Toronto, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival do Rio entre outros. Citei sua experiência de vida para responder a pergunta proposta porque exemplos falam mais do que palavrasEssa é uma das maneiras lindas de mudança na vida de uma pessoa ocasionada pela amor à leitura. Lembrando que o primeiro post aqui do Amor em Prosa & Cia. foi relacionado ao mesmo tópico da pergunta. Fica aqui caso queiram conferir Como livros mudam vidas? =)

5. Quantos livros você já leu? 

Pergunta bem complicada de responder. Eu leio desde pequenininha, não cheguei a contar quantos livros li. Posso dizer apenas que foram vários. 

6. Qual o livro que mais te influenciou ou chegou ao ponto de  mudar sua vida? 

Difícil a missão de escolher um livro preferido, ou apenas um que tenha me influenciado, já que foram vários que me inspiraram e transformaram minha maneira de pensar. Se fosse para citar um no quesito “literatura”, seria "A insustentável leveza do ser", de Milan Kundera. Foi uma das leituras desse ano que me fez repensar em diversas situações. 

7. Qual o gênero que mais te agrada? 

Romance Filosófico.

8. Quais os 3 melhores livros que você já leu?

Essa pergunta não se faz. Meu coração é grande demais e dentro dele cabe mais de 3 melhores livros lidos. Haha. Pra não ser a chata direi 3 livros que estão na minha lista de melhores leituras desse ano. "Na Natureza Selvagem", de Jon Krakauer; "O Oceano no Fim do Caminho", de Neil Gaiman; "A insustentável leveza do ser", de Milan Kundera. 

9. Já "tomou" antipatia de algum personagem? Qual? 

Realmente não lembro. Antes que me critiquem, sou a Dory em forma de gente. Esqueço de tudo! Haha. A verdade é que como o personagem me causou antipatia, foi logo esquecido. :p 

10. Prefere livro físico ou digital?

Mil vezes o livro físico, mas confesso que leio mais rápido livro digital.

11. Qual sua citação preferida?

São tantas! Deixarei 5 aqui:

"Estar perto não é físico." (Ismael Canappele)

"Felicidade só real quando compartilhada." (Cristopher McCandless)

"Oh, como se deseja às vezes escapar da estupidez sem sentido da eloquência humana, de todas aquelas fases sublimes, para se refugiar na natureza tão inarticulada, ou na ausência de palavras da labuta longa e pesada, do sono saudável, da verdadeira música, ou de uma compreensão humana tornada muda pela emoção." (Boris Pasternak)

"O amor também se aprende." (Gabriel García Márquez)

"Precisamos de livros que nos afetem como um desastre, que nos entristeçam profundamente, como a morte a quem tenhamos amado mais que a nós mesmos, como ser banido pra florestas isolas de todos, como um suicídio. Um livro deve ser um machado para o mar enregelado que temos dentro de nós." (Franz Kafka) 

Minhas perguntas para os indicados: 

1. Quantos livros você tem? 
2. Alguém te incentivou a ler ? Quem?
3. Indique um livro e diga o por quê da indicação.
4. Você acredita que livros mudam vidas? Por quê?
5. Quantos livros você tem? 
6. Você já teve uma leitura certa em um momento necessário? Se a resposta for sim, fale sobre.
7. Qual o gênero que mais te agrada?
8. Prefere livro físico ou digital?
9. Além da leitura, o que mais ama fazer?
10. Você tem vontade de escrever um livro um dia? Se sim, qual seria o gênero?


2 Comentários

  1. Amei, amei tudo!!! Se já não fosse tua amiga ia querer ser!! rs
    PS pra resposta 2: Sua CDF;
    PS pra resposta 4: minha filha, você gosta mesmo de ler! E escrever... rs (adorei a resposta).
    As citações que você citou (éeerr...) são maravilhosas! Vou copiar pra vida!!

    Beijoss!!
    @dicadeleitora
    http://dicadeleit0ra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas respostas! Principalmente a sobre como a leitura muda a vida das pessoas, para ser bem sincera nunca tinha parado para pensar no quão extenso é o poder dos livros na nossa vida.
    Ah, também adoro essa citação do Franz Kafka!

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir