Em um mundo de telas onipresente é fácil esquecer o simples prazer de se enrolar com um bom livro. Livros parecem inocentes, mas na verdade eles têm poder. Poder de transformação e de ampliação de ideias. Poder de mudança de hábitos e de criação de argumentos. Poder de aumento de conhecimento e de ida a lugares nunca outrora visitados, sem mesmo sair do lugar.

Quem nunca leu um livro que mudou sua forma de pensar ou enxergar o mundo? Ou que trouxe soluções para algum problema? Ou que serviu de conforto num momento não muito agradável da vida? Quem nunca leu um livro lhe arrancou gargalhadas e melhorou seu dia? Existem livros que mostram caminhos que podemos buscar e as infinitas possibilidades no qual podemos nos apegar para seguir sem esmorecer. A leitura é uma das ações mais relevantes e gratificantes que você pode executar como ser humano.

Recordo-me que antes de eu ter dinheiro para viajar. Eu já tinha dado a volta ao mundo em 80 dias e visto lugares fascinantes. Já tinha viajado em um submarino no qual seu capitão chamava-se Nemo e já havia conhecido as profundezas do mar. Já tinha navegado com um pirata em busca de um tesouro perdido. Já tinha conhecido Nárnia. Tinha ido a Terra do Nunca, onde conheci o Capitão Gancho. Em uma dessas viagens eu conheci até um Pequeno Príncipe que me mostrou a diferente visão de um adulto e uma criança. Fui à ilha de Lilliput e conheci seus habitantes extremamente pequenos. Conheci o País das Maravilhas. Viajei com três espectros pela cidade de Londres. Conheci Scroob um velho rabugento que só pensava em dinheiro. Entendi um pouco sobre as desigualdades sociais que havia naquela época na Europa. Lutei com elfos e anões. Visitei a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Antes de estudar na faculdade eu já tinha tido pequenas aulas com educadores como Sun Tzu, Camões, Aristóteles, e Platão. Sofri com Isabel e juntamente com ela marquei cartas com lágrimas.

Em minha vida eu tive a influencia dos meus pais, escola, musica e livros. Minha mãe e a escola onde estudei foram as mais importante. Minha mãe sempre gostou muito de ler e na escola onde eu estudei havia muito estímulo à leitura. Havia concursos de leitura e concurso de escrita de livros. O ganhador tinha seu livro publicado. Isso era realmente fascinante e foi um grande incentivo para mim. Pouco a pouco fui me apegando aos livros. Era maravilhoso está em uma biblioteca. Ah, os cheiro dos livros! Folhas brancas ou amareladas. Livros com vários nomes estranhos que no decorrer do tempo eu fui compreendendo. Entre um “Escaravelho do Diabo” e um “As coisas que a gente fala”, fui notando que livros educavam, distraiam e viciavam. Um vício sem efeito colateral ruim. Afinal, se tem algum efeito que o vício a leitura provoca esse efeito é apenas te deixar mais conhecedor, sensato e inteligente. Afinal de contas o conhecimento te livra da ignorância.

Os livros foram meu abrigo de tranquilidade, meu amigo quando estava aborrecida, minha maquina de teletransporte. Os livros me ajudaram a crescer e por meio deles eu comecei a compreender melhor a vida. Graças a eles eu tive assunto em rodadas de amigos, entrevistas de emprego, encontros de negócio e pude entender melhor o mundo.


No âmbito científico já foi comprovado que a leitura faz um bem enorme para o ser humano. A leitura tira o estresse. Isso foi evidenciado pela pesquisa realizada em 2009 no Mindlab Internacional na Universidade de Sussex que mostrou que a leitura era a maneira mais eficaz de superar o estresse, batendo para fora os velhos e favoritos modos, como ouvir música, desfrutar de uma xícara de chá ou café e até mesmo dar um passeio. Os participantes do estudo levaram apenas seis minutos para relaxar uma vez que começaram a virar as páginas. Tudo foi medido através da avaliação da frequência cardíaca e tensão muscular.

A leitura melhora sua memória. Uma vida inteira de leitura pode ajudar a manter o cérebro em forma quando você chegar à velhice, de acordo com pesquisa do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago, publicada no início deste ano na edição online da revista Neurology. O estudo, que incluiu 294 participantes que morreram em uma idade média de 89, descobriu que aqueles que se envolveram em atividades mentalmente estimulantes (como leitura) mais cedo e mais tarde na vida, experimentaram mais lento o declínio da memória em comparação com aqueles que não fizeram.

A leitura ajuda a prevenir o desenvolvimento de Alzheimer. De acordo com a pesquisa publicada na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, em 2001, os adultos que se envolvem em passatempos que envolvem o cérebro, como ler ou quebra-cabeças, são menos propensos a ter a doença de Alzheimer. "O cérebro é um órgão como qualquer outro órgão do corpo. Ele envelhece no que diz respeito à forma como é usado e assim como a atividade física fortalece o coração, músculos e ossos, a atividade intelectual fortalece o cérebro contra a doença".

A leitura ajuda a melhorar o sono. Muitos especialistas em sono recomendam estabelecer uma rotina regular de antiestresse antes de dormir para acalmar sua mente e seu corpo. A leitura pode ser uma ótima maneira de fazê-lo.

A leitura também ajuda no combate à depressão. E veja só um gênero do qual não sou tão fã, autoajuda. Livros de autoajuda pode realmente ajudar você a ajudar a si mesmo. Um estudo publicado no início deste ano na revista PLOS ONE mostrou que a leitura de livros de autoajuda (também chamado de "biblioterapia"), combinado com sessões de suporte sobre como usá-los, estava ligada com menores níveis de depressão após um ano, em comparação com pacientes que receberam tratamentos típicos. "Nós encontramos o que teve um impacto clínico muito significativo e os resultados são muito encorajadores", o autor do estudo Christopher Williams, da Universidade de Glasgow, disse à BBC.

Além de tudo isso que foi listado acima, a leitura te ajuda a escrever melhor, estimula o pensamento crítico e amplia seu conhecimento. E convenhamos você pode perder tudo na sua vida, mas nunca perderá seu conhecimento. Isso ninguém pode tirar de você. Então, se queres saber mais sobre seu país, sobre o mundo. Se quiser saber sobre política e economia. Se quiser saber sobre sexo, mulheres e homens. Se quiser aprender uma cultura diferente e agora não pode viajar. Se quiser se preparar para o entreposto de trabalho: leia! Leia sobre tudo. Se estiver iniciando comece com leituras que te deem prazer. Pois se tem uma coisa que acaba com o prazer da leitura de muitas pessoas é a obrigação. Conheço muitos jovens que ficaram traumatizados com a leitura de livros obrigatórios no vestibular. A obrigação é uma das coisas que mata o prazer da leitura. Mães que querem incentivar seus filhos a lerem, deem de início o que eles gostam. Não estou falando para dar qualquer coisa. E sim dar algo que você veja que vai aguçar a sua vontade de ler e ir até o final. Você mais do que ninguém conhece seus filhos. O que não dá para fazer é você obrigar uma criança de 8 anos a devorar as obras de Machado de Assis. Ou um livro sem nenhuma gravura. O menino abre as primeiras páginas cheias de descrição obsoletas e dorme no segundo parágrafo. Quando ele acorda vai brincar de outra coisa. Também não estou falando aqui que ele não deva brincar. Mas que é importante ter e reservar uma hora para leitura. Isso é importante em todas as idades.

Olhe a leitura como um jogo de game: a cada fase você vai evoluindo um pouco mais. Quando eu tinha 15 anos eu li Capitães de Areia e não compreendi penca nenhuma. Cito o livro poque ele foi minha ultima (re) leitura recente. E veja só como meu olhar sobre a obra mudou. Que livro maravilhoso e que tema tão atual!

Você gosta de ficção e horror? Leia “Stephen King”. Gosta de histórias divertidas que te façam rir? Leia “Sophie Kinsella”. És romântico? Leia “Bridget Jones”. Gosta de fantasia? Leia J. R. R. Tolkien. Gosta de aventura? Leia Alexandre Dumas. Acredite livros não são chatos. Existem livros de diversos gêneros no mundo. Livros que falam sobre todo tipo de tema. Há livros específicos para cada pessoa, talvez você ainda não tenha achado o seu.

Por isso continue à busca lendo o que gosta e quando o que você gosta se tornar habito constante de leitura, amplie o horizonte. E conheça a magia que a leitura pode te proporcionar. Ela te leva de uma ponta a outra em lugares diferentes, em tempos diferentes como num passe de mágica pelas folhas dos livros.
Quando você realmente encontrar o autor com o qual você se identifique, então trace uma cadeia de autores que se correlacionam com ele. Eu conheci Jon Krakauer por meio do livro e filme Na Natureza Selvagem. Primeiro eu assisti o filme e logo em seguida quis saber mais sobre o personagem. Por se tratar de uma história verídica eu fui procurando tudo sobre. Comprei o livro e terminei de ler maravilhada. Que livro rico em detalhes. Lugares que outrora não conhecia. Citações de grandes clássicos. Tudo relacionado de uma forma sem igual na historia. Ao terminar fui procurar mais livros do autor e os livros citados em seus livros: Jack London, Boris Pasternak, Henry David Thoreau. Assim fui traçando minha cadeia de leituras e expandido meu universo. Em outras palavras: Você encontrou prazer na leitura lendo “Por lugares incríveis? Leia logo em seguida outros livros da autora, continue com Virginia Wolf, autora que a Jennifer Niven cita no livro. Gostou de “A insustentável leveza do ser”? Continue com os outros livros do autor, logo em seguida leia “Ana Karenina”, livro que Tereza levava em seus braços quando conheceu Tomas. Em um ano você estará lendo outros livros, aqueles que outrora você considerava chato. E eu tenho certeza que estará se divertindo no caminho.

Uma coisa interessante é saber que os livros elevam nossa capacidade de compreensão emocional. De acordo com estudos os livros elevam nossa capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias. Imagine... você começa a ler histórias sobre crianças delinquentes, mulheres afegãs, crianças africanas. Você começa a enxergar todos esses seres humanos como seres humanos. Como pessoas. Você começa a ver a humanidade como uma (inquieta) família. Você nota que os “outros” são como você. As diferenças somos nós mesmo que criamos. Os livros nos dão essa capacidade de fazer com que entremos na vida de um personagem no qual nós nunca sequer convivemos ou ouvimos falar, acabamos por nos identificar. Porque a gente se equipara com o que existe de geral em toda vida humana: a tristeza, a dor, o pesar, o amor, o ciúme, o egoísmo, a ambição, o medo, a inveja. Por isso, como escrevi anteriormente, eu aconselho que você comece lendo sobre o que te atrai e depois passe a ler de tudo – até livros de pessoas que sejam totalmente divergentes e opostas a você. Leia autores nos quais você concorda com a visão e leia também aqueles no qual você discorda. Necessariamente isso não irá mudar sua forma de pensar, talvez até mude, mas se isso não ocorrer, pelo menos dará evolução em seus argumentos nas suas próximas discussões sobre o assunto. A propósito, antes de entrar em uma contestação ou debate na internet, entre amigos, na faculdade ou em casa. Antes de expor conceitos definitivos e reprovar alguém em suas analises: pesquise sobre o assunto, leia, reflita sobre o tema. Não custa nada. Acredite! Existem livros ótimos sobre sua questão polêmica favorita: leia! E perceba que argumentos sólidos são melhores que xingamentos que não acrescentam nada ao assunto.

Livros e arte tem feito milagres e servido de apoio aos marginalizados. Mas não é só a eles que eles tem ajudado. Os livros têm auxiliado gerentes a elevação em suas atividades, enamorados a criarem bonitas declarações e depressivos a verem algum significado no embaraço da existência. Livro é vida, gente! Se eu tivesse apenas uma recomendação para dar para você, leitor aqui do blog com certeza eu repetiria mil vezes: leia! Reserve um tempo para leitura. Ler amplia seu horizonte e seu léxico de palavras. Ler e reter o conhecimento, muda você como pessoa. Por isso, leia tudo que você conseguir. Vá na biblioteca pública da sua cidade e faça cadastro, caso não tenha dinheiro para comprar um livro. Veja só que o Professor em “Capitães de Areia” lia no trapiche apenas com a luz de uma vela. Eu acredito que isso tenha mudado algo dentro dele que o fez ver que se ele continuasse naquela vida ele iria para a morte. Ele aproveitou a oportunidade de ir estudar. Ele se livro da ignorância. Sim, livros mudam vidas. Não é só uma realidade fictícia e sim uma realidade real. Então, leia. Compre livros se puder. Presenteie seus amigos com livros. Baixe livros gratuitos da internet, pesquise sobre os autores. Garanto a você que toda essa busca e tempo aplicado não voltará em vão. E para finalizar, se você tiver vontade de falar sobre literatura. Sabe, ter uma conversa bacana. Eu estou aqui. Terei o maior prazer em falar para vocês sobre meus autores favoritos, sobre os livros que me conquistaram. Sobre os livros que ainda quero e preciso ler antes de completar 30. Estou aqui para encher o saco de vocês falando sobre a vontade que tenho de escrever um livro um dia. (Risos) Estou aqui para falar sobre meus gostos literários. Mas antes de tudo não se esqueça: leia.

Livros mudam vidas. Eles mudaram a minha e eles podem mudar a sua também.

Por Radija Praia


3 Comentários

  1. Oi Radi, belíssimo post e belíssimas pontuações a respeito desse assunto. Quando você citou "A volta ao mundo em 80 dias" eu dei um pulo! rs Amo esse livro. De verdade. E sou louca para ler "20 mil léguas submarinas"! Ah, e adorei o fato de você ter citado a influência da leitura para pessoas com depressão. É muito interessante esse assunto, vou pesquisar um pouco mais a respeito. Adorei, linda! Um super beijo e sucesso no seu cantinho.

    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/
    @psicoseliteraria

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lú!

    Muito obrigada, flor!
    Fiquei feliz que tenhas gostado!
    Usei os nomes dos livros como referência ao poder de viagem que a leitura nos proporciona. Haha.

    Beijos

    ResponderExcluir